Connect with us

Aprovado Projeto de Lei do Legislativo que torna Festa do Café Conilon e Encenação Paixão de Cristo patrimônios Culturais

 

Publicada

Em sua segunda votação na Câmara Municipal de Itabela foi aprovado o Projeto de Lei do Legislativo Nº 002/2021, de autoria do vereador Felipe Pereira Maciel (PSB), reconhecendo e estabelecendo como patrimônio cultural para fins de direitos autorais e outras garantias legais os eventos culturais tradicionais “Festa do Café Conilon de Itabela” e “Paixão de Cristo”.

A Festa do Café é um evento que ao longo dos anos cresceu, chegando a se tornar uma das referências para o Município de Itabela, que tem o setor agrícola como componente importante de sua economia.

O evento cultural “Paixão de Cristo” é uma peça teatral que já foi rotulada pela imprensa como “o maior espetáculo ao ar livre do Extremo Sul da Bahia”. Sua última realização foi no ano de 2017. Em 2020 os preparativos para uma nova edição tiveram início, mas por conta da pandemia não pode ir a frente, uma vez que reúne centenas de pessoas para assistir ao espetáculo. Na impossibilidade da realização do evento, os organizadores estão gravando o filme “O Messias”, baseado na peça teatral.

O projeto agora segue para o Poder Executivo para sanção do Prefeito Municipal Luciano Francisqueto.

Por: Ascom, Câmara Municipal de Itabela

Polícia

Suspeito de sequestrar e estuprar criança de nove anos é preso no oeste da Bahia; homem teria atraído vítima com doces

Publicada

sobre

Um homem de 56 anos foi preso no sábado (20), suspeito de sequestrar e abusar sexualmente de uma criança de nove anos em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. O investigado teria levado o menino para um mercado a fim de comprar doces e atraí-lo até a casa dele.

De acordo com informações apuradas pela TV Oeste, afiliada da Rede Bahia na região, os pais notaram a ausência da criança e acionaram a Guarda Civil Municipal. O menino teria saído escondido, quando foi abordado pelo suspeito.

Os agentes se deslocaram até a localidade e receberam de um comerciante vídeos que mostravam o suspeito comprando doces com a criança. Com a identificação do homem, os guardas municipais descobriram que ele realizava serviço para um vizinho da família da vítima e foram até o endereço dele.

Os agentes encontraram o homem de cueca e a criança em cima de uma cama. O garoto então teria contado aos guardas que foi estuprado. Ele foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde o abuso sexual foi constatado por um médico. O menino foi medicado e ficou internado na unidade sob observação. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.

O delegado Francisco de Sá, responsável pelas investigações do caso, disse que o homem começou a chorar no interrogatório e se negou a dar informações.

 

Suspeito de estuprar menino de 9 anos foi preso no oeste da Bahia — Foto: Reprodução/TV Oeste

Fonte: G1

Continue lendo

Acidente

Ônibus da viação Águia Branca tomba na BR-101 e deixa vários feridos

Publicada

sobre

Um acidente com um ônibus da viação Águia Branca deixou 13 pessoas feridas na madrugada desta segunda-feira (22), na BR-101, trecho entre Buerarema e São José da Vitória, no sul da Bahia.

Segundo o g1, o veículo, que saiu de Itabuna com destino a Vitória, no Espírito Santo, tombou por volta das 0h10, pouco após iniciar a viagem.

Do total de 43 passageiros, 12 e o motorista foram encaminhados a um hospital local com ferimentos leves. Nove já receberam alta, segundo informações da empresa.

Os demais ocupantes que não sofreram lesões seguiram viagem em outro ônibus ou foram acomodados em um hotel para aguardar um novo transporte.

A Águia Branca afirmou em nota que está prestando todo o suporte necessário aos clientes afetados e colaborando com as autoridades nas investigações.

A causa do acidente ainda está sendo apurada pela Polícia Civil.

Fonte: Radar News

Continue lendo

Geral

Porto Seguro celebra 524 anos com missa solene e alvorada

Publicada

sobre

Porto Seguro amanheceu esta segunda-feira, 22 de abril, em festa para celebrar seus 524 anos desde o encontro entre os Portugueses e os povos originários neste lugar especial. Uma Missa Solene, celebrada pelo Padre Luiz Arcangelo em nome do Bispo Dom José Edson, foi o ponto alto das comemorações, trazendo reflexão sobre o cuidado de Deus com esta terra e permitindo aos fiéis expressarem seus louvores e preces em agradecimento.

A histórica Igreja Nossa Senhora do Brasil, localizada na Passarela da Cultura, ficou lotada de fiéis da comunidade, turistas e autoridades políticas, incluindo o vice-prefeito, representando o prefeito Jânio Natal, e secretários municipais como Miguel Ballejo, Cláudio e Cel Serpa, além de vereadores.

A apresentação da Filarmônica 2 de Julho, executando o Hino Nacional Brasileiro, dentro da igreja, enriqueceu a programação. Na Passarela da Cultura, a Alvorada marcou o início do dia, tocando diversos hinos que ressaltam a cultura e a história da região, como como os da Bahia e de Porto Seguro, além de música sacra e MPB.

“As festividades mostraram não apenas a gratidão pela história de Porto Seguro, mas também a fé e a união da comunidade em momentos de celebração e reflexão sobre o passado e o futuro desta terra tão especial”, destaca o vice-prefeito e sec. de Turismo, Paulinho Toa Toa, mencionando a extensa programação em comemoração do Aniversário do Brasil.

Continue lendo