Connect with us

Baleia é encontrada encalhada na Praia do Espelho

 

A equipe de Fiscalização, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi acionada, para avaliar a situação de uma baleia, encalhada na Praia do Espelho, na última semana.

A área foi isolada e o Instituto Jubarte chamado para acompanhar os procedimentos. Não foi possível constatar a espécie do animal, tinha ossos bastante esponjosos, características de mamífero juvenil, medindo 5 metros e 65 centímetros. Avaliaram que se tratava de uma espécie maior que a minke, possivelmente, trata-se de uma baleia-fin, que nunca havia encalhado na região.

O estágio de decomposição não favoreceu o diagnóstico da causa do óbito, os órgãos internos estavam bastante enfisematosos, dificultando a leitura. De acordo com exame externo, o animal estava passando por um processo convalescente crônico, devido às mordeduras de tubarão-charuto e tinha emagrecimento aparente.

Após a coleta do material, o animal foi enterrado em área acima do preamar, com o apoio de servidores municipais da Secretaria de Serviços Públicos e da Administração Distrital de Trancoso.

Anúncio