Connect with us

Coelba concluiu uma megaoperação contra ligações irregulares em fazendas de café no extremo sul da Bahia

 

Na última semana, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) concluiu uma megaoperação para desativar ligações de energia irregulares em fazendas produtoras de café na região extremo sul da Bahia. Durante sete dias, as equipes da distribuidora inspecionaram cerca de 650 unidades consumidoras, localizadas nas zonas rurais e litoral, identificando 132 ligações clandestinas. Foram aproximadamente 800 mil KWh recuperados.

A operação realizada do dia 19 a 26 de julho, foi realizada de forma simultânea nos municípios de Itamaraju, Jucuruçu e Porto Seguro (nos distritos de Arraial D’Ajuda e Trancoso).  No total, mais de 40 técnicos trabalharam na operação, que tinha como foco unidades da zona rural e litoral, com ligações clandestinas voltadas para irrigação e comércio. A operação faz parte de uma força-tarefa que a Coelba realiza para identificar e remover as ligações clandestinas em todo o estado.

Segundo a Coelba, os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.   

CRIME

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia.

Anúncio