Connect with us

Polícia

Criminosos que aterrorizavam zona rural de Itabela morrem em confronto com a Polícia Civil

Published

on

Em operação realizada por policiais civis das delegacias Porto Seguro e de Santa Cruz Cabrália, foram localizados na madrugada desta quinta-feira, dia 23, Edineilson Sirino Pesca, o ‘Caqui’, e Jildevan Bispo Santos, o ‘Boca Fina, de 23 anos, na cidade de Santa Cruz Cabrália. Segundo a polícia, os elementos estavam aterrorizando a região com o cometimento de crimes nas cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Itabela, onde estavam envolvidos em crimes no distrito de Monte Pascoal.

Edineilson Sirino Pesca, o ‘Caqui’, e Jildevan Bispo Santos, o ‘Boca Fina – FOTO: Divulgação.

Os investigados foram localizados circulando em um veículo Chevrolet Onix, de cor branca, na região de Coroa Vermelha, e, durante abordagem policial, desobedeceram à ordem de parada e iniciaram fuga em alta velocidade. Durante o acompanhamento tático, os indivíduos efetuaram disparos contra a equipe policial. A perseguição terminou quando o veículo colidiu em uma área de vegetação próxima à orla marítima.

Após a colisão, os suspeitos desembarcaram e continuaram disparando contra os policiais, que reagiram. Com o término dos disparos, os dois suspeitos foram encontrados feridos e em posse de duas pistolas, uma calibre .40 e outra calibre 9mm. Foram também apreendidas 15 munições calibre .40, 10 munições calibre 9mm e um carregador de pistola localizado no interior do veículo.

A polícia apreendeu, na ação, duas pistolas, uma calibre .40 e outra calibre 9mm, 15 munições calibre .40, 10 munições calibre 9mm e um carregador. – FOTO: Divulgação.

Os dois suspeitos foram imediatamente socorridos e levados ao Hospital Municipal de Santa Cruz Cabrália, mas, apesar do atendimento médico, não resistiram aos ferimentos e foram a óbito.

HISTÓRICO DE CRIMES

Caqui, juntamente com uma mulher identificada como Lígia dos Santos Conceição, além de outros comparsas, foram responsáveis pelo homicídio do indígena Renilton Pinheiro da Silva, ocorrido no dia 13 de setembro de 2024, na Aldeia Boca da Mata, no distrito de Trancoso, em Porto Seguro. Na ocasião, o indígena foi morto dentro de sua casa e na presença da família, o caso gerou muita repercussão na comunidade, pela crueldade e violência. A Polícia Civil, imediatamente após a investigação, representou pela prisão preventiva dos investigados nesse crime, tendo cumprido mandado de prisão contra Lígia, em 06 de novembro do mesmo ano, em uma aldeia indígena em Arraial D’Ajuda.

Edineilson, o ‘Caqui’, também é apontado pela morte do jovem Wanderson Poubel Parreira, de 23 anos, fato ocorrido em 28 de outubro 2024, na região do distrito de Monte Pascoal, em Itabela. A morte do jovem Wanderson também gerou bastante comoção na região, tendo o mesmo ficado desaparecido, tendo sido seu corpo encontrado carbonizado dias depois, ao lado do seu carro, em uma estrada rural que dá acesso ao distrito de Caraiva, em Porto Seguro.

Além desses crimes, Edineilson e Jildevan também são investigados pelo homicídio de Geverson Novais dos Santos, o ‘Popó’, em 07 de março de 2022, na Aldeia Novos Guerreiros, em Porto Seguro.

Jildevan, o ‘Boca Fina’, também é apontado como um dos autores da morte do adolescente Kauan Antonino, o ‘Toinho’, de 17 anos, inclusive havia mandado de prisão em aberto para ser cumprido contra o indivíduo por este fato. O crime ocorreu no bairro Campinho, em Porto Seguro, no dia 28 de junho de 2024. O adolescente foi morto com mais de 20 disparos de arma de fogo.

Outro crime cometido por ‘Caqui’ foi a morte do motorista de aplicativo Pedro Lauan Souza Olivera, em 09 de janeiro deste ano. Pedro foi visto pela última vez em Santa Cruz Cabrália e seu corpo foi encontrado na região do distrito de Monte Pascoal, no município de Itabela. O veículo da vítima foi encontrado na orla de Santa Cruz Cabrália.

Além de crimes de homicídios, ambos os investigados já foram alvos de operações policiais por envolvimento também crimes de tráfico de drogas. Os elementos também eram acusados de estarem aterrorizando a comunidade do distrito de Monte Pascoal, com roubos a fazendas e propriedades rurais. E nos últimos dias estavam fazendo uma série de assaltos na região de Nova Cabrália, em Santa Cruz Cabrália.

A Polícia Civil segue investigando a existência de outros possíveis crimes cometidos pela dupla de criminosos e outros possíveis comparsas, também envolvidos.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *