Ex-prefeitos de Eunápolis e Porto Seguro, casal Cláudia e Robério são levados para os presídios de Teixeira de Freitas e Eunápolis
O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Eunápolis José Robério Batista de Oliveira, 57 anos, e sua esposa, a ex-deputada estadual e ex-prefeita de Porto Seguro, Cláudia Silva Santos Oliveira, 52 anos, foram presos na manhã desta terça-feira, dia 15, pela Polícia Federal, no desdobramento da Operação Fraternos. Eles são investigados por fraudes milionárias em contratos públicos.
Após serem conduzidos à sede regional da Polícia Federal, na cidade de Porto Seguro, o casal foi encaminhado para presídios em Eunápolis e Teixeira de Freitas. Robério foi encaminhado para o presídio de Eunápolis e Cláudia para o presídio feminino de Teixeira de Freitas.
Na mesma ação foram presas mais quatro pessoas: o ex-vice-prefeito de Porto Seguro, na gestão de Cláudia Oliveira, o empresário Humberto Adolfo Gattas Nascif Fonseca Nascimento, o Beto Axé Moi, Ricardo Luiz Rodrigues Bassalo, Marcos da Silva Guerreiro e Edmilson Alves de Matos.
O atual prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo da Silva Santos, que é irmão de Cláudia, também é investigado no âmbito da Operação Fraternos, e foi afastado do cargo pelo prazo de 180 dias. Na época em que a PF começou a investigar os crimes, em 2017, Agnelo estava no cargo de prefeito em um mandato anterior, e chegou a ser afastado, assim como Cláudia e Robério.
A Operação Fraternos foi iniciada em novembro de 2017, para investigar crimes cometidos entre 2008 e 2017, nas prefeituras de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália.
A operação foi batizada de Fraternos por causa do uso de familiares para cometer irregularidades. Os investigados respondem por organização criminosa, fraude a licitações, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.