Connect with us

Homem é preso por falsidade ideológica no momento em que concorria a licitação na prefeitura de Itabela

 

Nesta segunda-feira, dia 02, a Polícia Civil de Eunápolis prendeu Ubiratan Brito Rosa de Souza de 50 anos, popularmente conhecido por “Bira Rosa”, sob acusação de utilizar indevidamente nomes de vários agricultores sem permissão e formar cooperativas para concorrer a licitações em prefeituras da Bahia e, inclusive, de outros estados.

Bira foi preso em flagrante na cidade de Itabela por investigadores da delegacia de Furtos e Roubos da Polícia Civil de Eunápolis. O acusado estava concorrendo a uma licitação, apresentando documentações falsas, quando recebeu voz de prisão.

Bira Rosa falsicava documentação de agricultores, criando uma falsa cooperativa, conseguindo com isso participar, de forma fraudulenta, de diversas licitações em prefeituras da Bahia e até de outros estados. Foto: Tássio Loureiro/Via41.

As investigações iniciaram após diversas ocorrências registradas por agricultores na delegacia de Eunápolis, como também em outras delegacias no estado da Bahia, informando que seus nomes estavam sendo utilizados de forma indevida por uma cooperativa localizada no bairro Aeroporto, em Eunápolis, tendo como presidente Ubiratan Brito Rosa de Souza. Os comunicantes informaram que nunca participaram dessa cooperativa e que desde o ano de 2013 Bira Rosa vem ganhando licitações na região de forma ilegal.

De acordo com o delegado coordenador da Polícia Civil, Dr. Moisés Damasceno, o acusado nunca trabalhou como produtor rural, mas ao ganhar as licitações utilizando os nomes dessas pessoas indevidamente, o mesmo adquiria os produtos de outros agricultores e os repassava às prefeituras.

Bira Rosa foi atuado em flagrante pelo delegado titular da delegacia de repressão a furtos e roubos, Dr. Hermano Costa, por falsidade ideológica. As investigações continuam em busca de identificar outros envolvidos nesse esquema fraudulento e também tentar mensurar o prejuízo causado aos agricultores que tiveram os nomes usados sem a devida permissão.

 

Matéria do site VIA41

Anúncio