Connect with us

ITABELA: Com apenas 63,3% da meta de vacinação cumprida, município não receberá novas doses de vacina

 

Na noite da última terça-feira, dia 09, um novo lote com 178.600 doses da vacina CoronaVac desembarcou no aeroporto de Salvador para reforçar a campanha de imunização contra a Covid-19. Na manhã de quarta, dia 10, helicópteros e aviões da Secretaria da Segurança Pública da Bahia e da Casa Militar do Governador (CMG) iniciaram o transporte dos imunizantes para o interior.

Este é o sétimo envio que chega ao estado e totaliza 1.289.800 doses recebidas, entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro.

Entre os os municípios baianos que receberão doses dessa nova remessa estão de fora 194 municípios, do total de 417 que possui o estado. A decisão foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa que reúne representantes de todas as secretarias municipais de saúde e da Secretaria da Saúde do Estado. Segundo a Sesab, a medida tem o objetivo de evitar que o estado fique com doses ociosas.

No extremo sul da Bahia, todos os oito municípios que compõem o território de identificação Costa do Descobrimento ficaram abaixo da meta de utilização de pelo menos 85% dos imunizantes recebidos até então, são eles: Itabela (63,6% de cobertura), Eunápolis (74%), Porto Seguro (68,9%), Santa Cruz Cabrália (56,3%), Belmonte (58,6%), Itapebi (77,2%), Guaratinga (44,6%) e Itagimirim (68,9%).

Os municípios de Itapebi e Eunápolis contestam os dados e dizem que a meta foi batida. Em Eunápolis, os casos confirmados de contaminados já chegam a 6.452. O número de óbitos divulgados pela Secretaria de Saúde do município já chega a 90.

Em Itabela, o número de óbitos no município até esta quarta-feira, dia 10, chegou a 43, sendo 18 só neste início de 2021. A soma fica ainda mais preocupante quando se considera que em Eunápolis o número médio de habitantes chega a 115 mil e em Itabela a 30 mil habitantes, representando apenas 26% da população eunapolitana, em média. Mas os óbitos em Itabela já chegam a 43, contra 90 no município eunapolitano, ou seja, com 26% do número de habitantes, Itabela já registra 47,7%, em média, do número de óbitos por covid-19 registrados no município vizinho.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Itabela, começaram a serem aplicadas na última segunda-feira a 1ª dose em idosos acima de 80 anos e a 2ª dose em idosos acima de 90 anos.

Anúncio