Connect with us

Monitor da Violência: BA é responsável por 13,5% das mortes violentas registradas no 1º trimestre de 2021 em todo o país

 

Publicada

A Bahia foi o estado responsável por 13,5% de todas as mortes violentas registradas no país, no primeiro trimestre deste ano. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (31), pelo Monitor da Violência, que apontou um recuo de 11% nos assassinatos ocorridos no período, no Brasil.

Segundo os dados, a Bahia registrou entre janeiro e março deste ano, 1.449 mortes violentas (homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte), enquanto o Brasil como um todo teve 10.663 registros.

Na segunda posição, como o estado que mais contribuiu para o total assassinatos no país, no primeiro trimestre de 2021, vem o Rio de Janeiro, com 9%, ou 964 casos em números absolutos. São Paulo vem em terceiro (846) e Ceará em quarto (805).

Das 1.449 mortes violentas registradas na Bahia, neste primeiro trimestre, 507 foram em janeiro, 432 em fevereiro e 510 em março.

O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

Queda no nº de assassinatos

Os dados nacionais mostraram que o Brasil teve uma queda de 11% nos assassinatos, nos três primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020.

A Bahia está entre os estados que tiveram diminuição dos números, contudo a queda dos casos no estado foi muito pequena, uma diferença de dois casos: 1.451 em 2020, contra 1.449 neste ano.

Com isso, o estado registrou a menor diminuição entre os locais que conseguiram reduzir o número de mortes violentas no país: um índice de – 0,1%. O Distrito Federal teve a maior diminuição (-36,8%), seguido por Acre (-28,6%), Amapá (-28,4%) e Ceará (-27,7%).

Fonte: G1

Sem categoria

Prefeitura comemora os 15 anos do CEAME

Publicada

sobre

Na noite desta quarta-feira, 17, o CEAME (Centro de Educação Inclusiva e Atendimento Especializado), promoveu um momento especial, em comemoração aos seus 15 anos de fundação.

Convidados e alunos, acompanhados pelos familiares, compareceram ao Clube dos 40, para prestigiar o evento, e foram recebidos com muitas guloseimas, como: pipocas, algodão doce, bolos e sucos.
Foram momentos de socialização e troca de experiências: as crianças puderam brincar com outros alunos, fazer novas amizades e participar de atividades recreativas, brincadeiras, música e dança, mostrando talento e criatividade.

Continue lendo

Saúde

Eunápolis apresenta dois projetos de saúde pública na Mostra Cosems Bahia, Aqui tem SUS 2024

Publicada

sobre

A Casa de Parto e o “Programa de agente mirim de combate à dengue” estão entre os principais projetos de saúde do municípios baianos, destacando o compromisso da atual gestão com a área. As 25 experiências melhor avaliadas representarão a Bahia na 18ª “Mostra Brasil, aqui tem SUS”.

O município de Eunápolis vai participar de uma mostra de experiências inovadoras desenvolvidas nos municípios baianos, com o compartilhamento de trabalhos bem-sucedidos no Sistema Único de Saúde (SUS) local, nesta quarta-feira (17), na Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), em Salvador.

Eunápolis irá apresentar duas experiências na área da saúde, uma é a Casa de Parto,
com o projeto “Empoderando mulheres: o centro de parto normal como agente de mudança em Eunápolis”, e outra com o “Programa agente mirim de combate à dengue: educar para transformar”, da Vigilância Epidemiológica.

“Chegar até aqui mostra o compromisso e responsabilidade da gestão com as ações preventivas e integração dos serviços de saúde”, afirma Pamela Dadalto, Secretária de Saúde do município. As 25 experiências melhor avaliadas representarão a Bahia na 18ª “Mostra Brasil, aqui tem SUS”, que será realizada no XXXVIII Congresso Conasems, de 30 de junho a 3 de julho de 2024, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Continue lendo

Saúde

Evento na Policlínica de Itabela garante saúde ocular para centenas de moradores

Publicada

sobre

No último fim de semana, a Policlínica Municipal de Itabela foi palco de uma ação crucial para a saúde ocular da comunidade local. Em dois dias intensos de atividades, 300 pessoas foram atendidas em avaliações cirúrgicas para condições como catarata e pterígio.

Essa iniciativa de grande impacto foi organizada pela Prefeitura de Itabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em colaboração com os reconhecidos oftalmologistas Dr. João Luiz Miranda, Dr. Victor Cardoso e Dr. Luiz Gustavo Rodrigues do Nascimento. A ação foi coordenada pela dedicada Arline Santos, líder da Policlínica.

O evento não apenas destacou a excelência médica, mas também reforçou o compromisso da equipe em garantir um acesso igualitário a cuidados visuais de qualidade para todos os cidadãos, com agendamentos realizados pela Central de Regulação.

“O sucesso deste evento é resultado do esforço conjunto de toda a equipe e do apoio incondicional do prefeito Luciano Francisqueto. Além de oferecer avaliações cirúrgicas tão necessárias, esta ação reforça a importância de iniciativas que elevam a qualidade de vida de nossos concidadãos. Juntos, estamos fazendo a diferença”, ressaltou a secretária de Saúde, Wádla Casiano.

Continue lendo