Connect with us

Prefeito Jânio Natal se reúne com agricultores e com apoio de Jonga Bacelar anuncia regularização de terras no assentamento

 

Na manhã deste domingo, 18, agricultores da comunidade de Ibiruçú de Dentro recepcionaram o prefeito Jânio Natal e o Deputado Federal, Jonga Bacelar. O encontro na praça Central da Agrovila, foi proposto pelo prefeito, depois que os produtores rurais pediram socorro na resolução de uma questão fundiária que se arrasta há quase 40 anos.

Famílias que foram assentadas no local correm o risco de perder a terra, porque ainda não receberam o título de posse, disse seu Nilton, presidente de uma das várias associações de agricultores da região que fica às margens da BR 367.


Ao agradecer a recepção, o prefeito Jânio Natal garantiu que todo esforço será feito para acabar o mais breve possível com o clima de insegurança da comunidade. “Eu conheço a luta de vocês, por isso busquei o nosso Deputado para ajudar nesta missão.

Tenho certeza que com o prestígio que ele tem em Brasília, não vai demorar em conseguir a solução junto aos órgãos competentes”, destacou Jânio. O prefeito aproveitou para comunicar a realização de outro sonho da comunidade. “Vamos construir aqui um grande Mercadão, bem em frente à BR, para que as famílias possam vender seus produtos”, anunciou.

Em sua fala o Deputado Jonga Bacelar assegurou já ter conversado com o secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Luiz Antônio Nabhan Garcia para acelerar o processo. O Deputado informou que acredita, ainda este ano, poder voltar à comunidade para realizar o desejo do prefeito, de garantir o maior número de assentamentos já feitos na história de Porto Seguro.

O Deputado também reassegurou a defesa com outras obras de infraestrutura, a exemplo da duplicação da BR 367, ligando Porto Seguro a Cabrália, e anunciou um presente para a educação de Porto Seguro. Segundo Jonga, através de emenda no orçamento da União, estão assegurados recursos para a construção de 10 escolas na cidade Mãe do Brasil e pediu ao prefeito e à secretária de Educação, que uma delas seja construída na Agrovila.

O evento que movimentou a praça Central, contou com a presença de secretários, representado pelo Secretário de Agricultura, Dr. Eriosvaldo Renovatto, vereadores, entre eles a presidente da Câmara Ariana Prates, do vice prefeito, Paulinho Toa Toa, e representantes de pelos menos 12 associações rurais.

Secom – Prefeitura de Porto Seguro

Anúncio