Connect with us

Saúde

Sobe para 24 o número de casos de malária; informa Secretaria de Saúde de Itabela


Em nota, a secretaria informou ainda que todas as medidas de controle já estão sendo adotadas e que os casos identificados já se encontram em tratamento

OFocoNoticias

Publicada

-

Em nota divulgada na página oficial da prefeitura de Itabela, no Facebook, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o número de casos de malária registrados em área do município chega a 24.

Segundo a Secretaria de Saúde, todos os casos foram registrados no assentamento agrário Margarida Alves, localizado no Km 763, da BR 101, a cerca de 18 quilômetros de Itabela e a dois quilômetros do distrito itabelense de Monte Pascoal.

Em nota, a secretaria informou ainda que todas as medidas de controle já estão sendo adotadas e que os casos identificados já se encontram em tratamento. Segundo a nota, o caso foi introduzido no município por uma pessoa advinda da região norte do país, onde a doença é endêmica. Essa pessoa teria estado em visita recente ao Margarida Alves.

A malária é potencialmente grave e costuma ser transmitida ao ser humano pela picada da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário. A doença também pode ser transmitida por compartilhamento de seringas, transfusão de sangue e até de mãe para feto, na gravidez.

A malária tem sintomas como febre alta, calafrios, sudorese e dor de cabeça. Além disso, o paciente infectado também pode ter dor muscular, taquicardia e aumento do baço.

Comentários do Facebook

Em Alta

Copyright © 2021 - OFocoNotícias/ Email: ofoconoticias@gmail.com