Connect with us

SSP lança serviço que permitirá devolução de celulares apreendidos

 

Publicada

Dificultar a revenda de aparelhos furtados e roubados e facilitar a devolução dos itens subtraídos em ações criminosas. Esses são os destaques do Alerta Celular, sistema disponibilizado pela Secretaria da Segurança Pública, a partir de hoje (11), para a população baiana.

Ao acessar o site alertacelular.ssp.ba.gov.br e fazer o cadastro do IMEI – número que identifica o aparelho, o proprietário vincula o equipamento ao seus dados. O IMEI consta na nota fiscal, na embalagem original do bem e pode ser consultado discando *#06# do próprio aparelho. Com o cadastro realizado, caso o celular seja alvo de criminosos, o proprietário pode entrar no site e ativar o alerta.

Após esse passo, a vítima deve registrar o boletim de ocorrência na Delegacia Digital (nos casos de crimes sem violência física) ou em qualquer unidade da Polícia Civil e aguardar. O proprietário tem 48 horas para, após acionar o sistema de alerta no site, registrar o BO. Caso não conclua esse processo, o alerta é cancelado.

Sistema possibilitará uma devolução mais rápida de aparelhos roubados

O Alerta Celular permite que, nas abordagens, policiais consigam consultar o banco de dados e verificar se o item apreendido ou em análise está cadastrado na página como fruto de roubo ou furto. Confirmado de que se trata de um equipamento de origem ilícita, ele é apreendido, encaminhado à Delegacia e, com base nos dados cadastrados no site, o dono é acionado através do e-mail cadastrado e o aparelho é devolvido.

“ O grande objetivo do sistema é facilitar a identificação de smartphones que são oriundos de crimes, interromper o ciclo da receptação. A polícia sabendo a origem ilícita do aparelho, fica muito mais fácil responsabilizar quem alimenta esse tipo de comércio ilegal”, afirmou o secretário da SSP, Ricardo Mandarino.

Ele acredita que o site também vai influenciar na redução de roubos em ônibus, já que o principal alvo dessas ações são os aparelhos dos passageiros. “Esse é será um grande plus nas ações que já realizamos diariamente no combate a assaltos a ônibus, porque o real interesse dos bandidos que cometem esse crime é o celular”, explicou.

A novidade também vai permitir a criação de estatísticas sobre furto e roubo de aparelhos, bem como de índices de recuperação dos equipamentos

O Alerta Celular foi desenvolvido pela SSP através do trabalho conjunto entre as Superintendências de Gestão Integrada da Ação Policial (SIAP) e de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), após adequação do modelo instalado em outros estados do nordeste.

 

Política

Possível Chapa: Ricardo Flauzino e Zé Sossai São Vistos Juntos e Levantam Especulações em Itabela

Publicada

sobre

No último domingo, a cidade de Itabela testemunhou um evento peculiar na Igreja Nossa Senhora Aparecida, realizado no Clube Amigos do Pinguço, onde a presença conjunta de Ricardo Flauzino, pré-candidato a prefeito pelo PSD, e Zé Sossai, recente filiado ao partido, agitou os bastidores políticos.

Ricardo e Zé Sossai, chegaram juntos no evento, em comitiva composta também pela Vereadora e candidata à Reeleição Simone Sossai e a Pré Candidata a Vereadora Kamilly Vieira.

Flauzino, figura proeminente no cenário político local e alinhado ao atual prefeito Luciano Francisqueto, tem sido apontado como o nome mais forte para a sucessão, conquistando resultados significativos nas pesquisas preliminares e mantendo baixa rejeição em comparação com outros pré-candidatos.

A presença de Zé Sossai, por sua vez, recém-chegado ao PSD, levantou especulações sobre uma possível composição da chapa para as eleições de 2024, integrando-se ao grupo liderado por Francisqueto.

Durante o evento, Flauzino e Sossai mantiveram-se próximos, interagindo com os presentes e capturando a atenção do público. Questionado sobre a sucessão, Flauzino enfatizou a natureza democrática do processo e ressaltou que ainda é cedo para conclusões definitivas.

“Nada está definido ainda, fazemos parte de um grupo político e a decisão sempre será democrática. Estamos sim, trabalhando nosso nome para crescer e conquistar os votos da população. Mas ainda é muito cedo para querer impor narrativas ou tirar conclusões. Vamos continuar trabalhando para fortalecer o grupo e, se for a vontade de Deus e do grupo, representar o PSD nas eleições de 2024”, afirmou o pré-candidato.

Enquanto isso, nos bastidores políticos de Itabela, diversos pré-candidatos seguem trabalhando suas respectivas candidaturas, com os meios de comunicação promovendo pesquisas independentes em busca de responder a uma única pergunta: quem será o próximo prefeito de Itabela? A política na cidade segue a todo vapor, com expectativas e especulações alimentando o cenário eleitoral.

Continue lendo

Geral

Prefeito Jânio Natal anuncia obras de pavimentação e infraestrutura para Trancoso

Publicada

sobre

Cumprindo agenda de trabalho neste sábado, 13, o Prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, esteve em Trancoso, acompanhado do vice Paulinho Toa Toa, de secretários municipais e equipes. Na oportunidade, o gestor visitou bairros e anunciou obras de pavimentação e infraestrutura no distrito.

Na comunidade Maria Viúva, foi autorizada a pavimentação da Baixada, Rua Joana Angélica e adjacências. O Mirante do Rio Verde também será beneficiado com obras de pavimentação e uma nova praça.

De acordo com o Prefeito, Trancoso está recebendo uma atenção especial. “Fiz questão de vir pessoalmente conversar com os moradores e anunciar as novidades e melhorias que estamos trazendo para a localidade. São obras que representam uma melhoria expressiva na qualidade de vida, com o fim da lama, da poeira, dos buracos e a construção de um novo espaço de lazer e convivência”, explicou.

Na oportunidade, Jânio esteve também em Arraial d’Ajuda, onde participou de reunião com os moradores do Alto do Vilas e visitou o novo bairro LX, para dar uma assistência inicial aos moradores e anunciar a construção de uma praça e a instalação da iluminação pública. “Estamos levando obras e trabalhando por todo o município, promovendo uma grande transformação”, completou o gestor.

Continue lendo

Acidente

Competidor náutico morre durante prova de águas abertas na praia dos pescadores

Publicada

sobre

Durante a competição náutica da 11ª Copa Brasil de Águas Abertas, na manhã deste sábado, 13, na Praia dos Pescadores, um competidor não saiu das águas ao final da prova e ficou desaparecido por algumas horas. Infelizmente, o corpo do atleta foi encontrado já sem vida.

O competidor, Dielson Pereira Hohenfeld, era de Salvador, tinha entre 50 e 55 anos, educador físico e experiente em outras provas em mar aberto, a exemplo da Travessia Mar Grande – Salvador.

Em Porto Seguro, ele participava da categoria adulta da prova de 5k, que contava com cerca de 150 competidores na água, e não foi visto saindo do mar nem manteve contato com sua esposa que acompanha a competição. Uma equipe em terra também tentou localizar o nadador.

Algumas horas após o início das buscas, por volta das 12h30, as equipes náuticas da Marinha e do 6º Batalhão dos Bombeiros Militar encontraram o corpo do participante.

O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA). No total foram mais de 500 inscritos, incluindo categorias infantis e juvenis. Alguns competidores desistiram da prova devido à chuva e ao mau tempo, outros relataram haver uma distância grande entre as boias de segurança e preferiram não continuar.

As circunstâncias do fato ainda serão apuradas. As provas desta manhã foram canceladas, porém a organização ainda não confirmou se a competição será suspensa, já que há programação prevista também para o domingo, 14.

Continue lendo