Região
Veículos de carga estarão impedidos de passar na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi, a partir deste domingo (19), informa DNIT

Comunicado do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para a restrição no tráfego de veículos de transporte de carga na ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BR-101, em Itapebi, a partir das 6 horas deste domingo, dia 19. Segundo o órgão, a medida é necessária para a execução das ações de reabilitação da travessia e também devido ao aumento significativo do volume de água na Barragem de Itapebi.

O estado de precariedade da ponte tem gerado debates e constantes cobranças aos órgãos públicos.
O alerta sobre a situação precária da ponte em Itapebi reacendeu após desabamento de outra importante ponte no estado do Maranhão. A Bahia é 2º estado com o maior número de pontes federais em situação crítica de manutenção. A conclusão foi baseada em dados atualizados até o ano de 2023, DNIT.
A restrição, inicialmente, terá duração de 30 dias, podendo ser prorrogada por igual período, caso seja necessário para a conclusão dos serviços. O trecho estará devidamente sinalizado, alertando para a restrição.
O tráfego de veículos de carga, independente do peso bruto, será interrompido temporariamente na ponte, estando liberada apenas a circulação de veículos leves e ônibus. Segundo o DNIT, a ação é uma medida de segurança e visa garantir a mobilidade de todos os usuários da rodovia.
Rotas alternativas:
O DNIT indica como rotas alternativas trechos que passam pela BR-116 e que têm previsão de aumentar, consideravelmente, a distância e o tempo do trajeto.
Sul da Bahia sentido Salvador: A partir de Eunápolis (BA), siga pela BR-367 até o trevo de Itagimirim e Salto da Divisa, para acessar a BR-116 para continuar a viagem em direção a Salvador.
Salvador sentido Sul da Bahia: Prefira utilizar a BR-116 como rota principal para acessar o sul da Bahia.