Connect with us

URGENTE: Rui prorroga lockdown

 

Em comunidado na noite deste domingo, dia 28, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), informou que o lockdown decretado neste fim de semana no estado, através do Decreto Estadual nº 20.254, de 25 de fevereiro de 2021, deverá ser prorrogado até a próxima quarta-feira, dia 7 de março.

Segundo o governador, as medidas adotadas neste fim de semana foram eficazes, mas que é necessário mantê-las. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia, houveram 90 mortes procadas pela covid-19 nas últimas 24 horas. Ainda segundo o governador, a ocupação de leitos de UTI chega a 83% e o estado tem 20,5 mil casos ativos da doença.

O governador informou que antes de tomar a decisão esteve em diálogo com prefeitos da capital e do interior ainda na manhã deste domingo e que a decisão foi tomada em conjunto com os prefeitos.

Nas regiões Oeste, Norte e Nordeste do estado, onde, segundo Rui Costa, a ocupação de leitos de UTI é inferior a 80%, o decreto não será prorrogado, porém, o toque de recolher das 20h às 5h continuará valendo até 7 de março.

Na outra ponta dessa decisão estão os empresários e comerciantes. Em algumas cidades do interior algumas manifestações já estão sendo programadas. Inclusive, grande parte dos baianos começam a questionar a capacidade de gestão do governador frente ao problema e, até mesmo, a idoneidade, usando como exemplo o uso dos recursos para prevenção e combate à doença, como os mais de R$ 10 milhões gastos com a compra de respiradores que nunca foram entregues.

Uma parcela da sociedade também questiona o que chamam de ato de hipocrisia por parte do governador, quando em novembro de 2020, em período eleitoral, com a mídia divulgando números altíssimos de novos casos de infectados e óbitos causados pelo novo coronavirus e, ainda assim, Rui Costa não só permitiu a realização de grandes eventos políticos como carreatas, passeatas e comícios, como também chegou a participar de vários desses eventos, que provocaram aglomerações de centenas de milhares de pessoas na capital e interior do estado.

 

Anúncio
84 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *